Depeche Mode, pop/rock eléctrónico que serviu de inspiração a inúmeras bandas

|

Depeche Mode é uma banda inglesa de música pop/pop eletrónica e rock formada em 1980 em Inglaterra. Foi inicialmente formada por David Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor a partir de 1981), Andrew Fletcher (tecladista, baixista) e Vince Clarke (tecladista e compositor até 1981). Vince Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum de estreia em 1981, tendo formado os duos Yazoo e Erasure. Foi substituído por Alan Wilder, (1982 a 1995). Após a saída de Wilder, o Depeche Mode continuou a carreira como um trio.

Hoje é considerada uma banda com uma enorme influência para diversos músicos e bandas de pop/rock atuais como Pet Shop Boys, Nine Inch Nails, Smashing Pumpkins, Linkin Park, Coldplay e Marilyn Manson, etc. Além de ser bastante notória a grande quantidade de fãs ilustres, como os próprios Manson, Johnny Cash, Robert Smith, Shakira, Lady Gaga, entre muitos outros.

Depeche Mode teve o seu ponto alto durante a década de 80 e parte da de 90, onde os singles ‘See You’ (1982) e ‘Enjoy The Silence’ (1990), são marcas na evolução do grupo, sendo que ‘Enjoy The Silence’ realça a voz forte e melodiosa de David Gahan, numa bem sucedida mistura pop com a electrónica. Na época aurea dos Depeche Mode, a banda dominava as rádios e as discotecas e a sua música marcava o ritmo dos jovens fãs.

Em 2018, foram nomeados para a introdução no Hall da Fama do Rock and Roll e embora ainda em actividade apenas o vocalista é membro fundador da banda.

Em baixo os videoclipes das músicas ‘See You’ (1982), ‘Strange Love’ (1987), ‘Enjoy The Silence’ (1990) e o do concerto ao vivo na Hungria em 2018:

Anterior

Subdiretor-Geral da Saúde reforça o apelo à vacinação

Plano de reestruturação para o 3º escalão

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: