FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

Julio Campos conquista pole position no Velocitta

Julio Campos conquista pole position no Velocitta

|

É de Julio Campos o Troféu Pole Position Snapdragon da Stock Car Pro Series para a quinta etapa da temporada 2024. O paranaense da Pole Motorsport despontou como grande nome na fase final da sessão classificatória, realizada na quente manhã deste sábado (29) em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e vai largar na frente na corrida principal, que será disputada neste domingo. 12º colocado na tomada de tempos e quinto no campeonato, Felipe Massa (TMG Racing) vai abrir o grid da corrida sprint, que será realizada às 16h deste sábado.

Julio Campos vem sendo um dos grandes nomes da temporada, pautando sua jornada na Stock Car em 2024 na base da regularidade. Depois do desfecho da segunda etapa do calendário, em prova complementar concluída na última sexta-feira, o piloto do Chevrolet Cruze #4 se manteve na relação dos cinco melhores colocados da tabela, na quarta posição.

A última pole de Julio na Stock Car aconteceu justamente no Velocitta, em 2020. À época, o piloto virou 1min31s887 em sua melhor passagem. Agora, Campos cravou 1min31s368 para garantir a posição de honra do grid de largada.

Enzo Elias (Crown Racing) abre a corrida principal na segunda posição do grid, enquanto Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel) e Guilherme Salas (KTF) dividirão a segunda fila no domingo. Bruno Baptista (RCM Motorsport) partirá do quinto lugar, tendo ao seu lado Cesar Ramos (Ipiranga Racing). Felipe Baptista (Crown Racing), segundo colocado na prova da última sexta-feira, sairá da sétima posição na corrida principal da quinta etapa, e Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports) iniciará a disputa do oitavo posto.

“Muito feliz pela conquista. Sabemos que a Stock Car sempre tem uma grande disputa pela pole position, e largar na frente é uma das coisas mais difíceis de se conseguir aqui. Esse resultado vai nos ajudar muito a poder brigar por essa vitória amanhã”, afirmou Julio Campos depois de receber o Troféu Pole Position Snapdragon e chegar a 300 pontos no campeonato, somando os dois tentos de bonificação nesta manhã.

Como foi a classificação — O primeiro grupo a deixar os boxes e ir à pista na classificação para o Q1 foi liderado por Felipe Massa. Quinto colocado no campeonato, o ex-Fórmula 1 e piloto da TMG Racing na Stock Car foi o mais rápido de todo o Q1 ao aferir 1min30s960 — o único do segmento a andar abaixo de 1min31s. Na sequência, o segundo colocado foi Felipe Fraga — que deixará a Blau Motorsport para correr pela Eurofarma-RC em 2025 —, enquanto Guilherme Salas foi o terceiro. Gabriel Casagrande se posicionou na quarta posição no primeiro bloco, enquanto Rubens Barrichello fechou o top-5.

Comprovando a boa forma no Velocitta, Felipe Baptista registrou o melhor tempo do Q1 para o grupo 2 com 1min31s011 em sua melhor passagem, superando Dudu Barrichello em 0s099. Quarto colocado no campeonato, Julio Campos foi o terceiro mais rápido, à frente de Gaetano Di Mauro e Enzo Elias. Vencedor da sexta-feira em Mogi Guaçu, Daniel Serra também avançou para a próxima fase com a oitava volta mais rápida do grupo 2.

A segunda parte da classificação teve 20 pilotos na pista e serviu para determinar quem largaria na frente na corrida sprint deste sábado. Enzo Elias virou o melhor tempo do Q2 com 1min31s060, assegurando assim presença na luta pela pole position. Também passaram para a fase final Julio Campos, Gaetano Di Mauro, Felipe Baptista, Gabriel Casagrande, Cesar Ramos, Guilherme Salas e Bruno Baptista. O equilíbrio se mostrou novamente presente com empate entre as fábricas que foram ao Q3 — quatro Toyota e quatro Chevrolet — e sete equipes diferentes na disputa pela pole position.

Pela inversão do grid em relação aos 12 primeiros colocados, Felipe Massa obteve o direito de puxar o grid da corrida sprint após ter feito o 12º melhor tempo do Q2 da sessão desta manhã. O piloto do Chevrolet Cruze #19 vai largar lado a lado com Thiago Camilo, enquanto Rafael Suzuki e Dudu Barrichello vão abrir a prova deste sábado em terceiro e quarto, respectivamente.

A decisão do pole position representou grande momento para um dos destaques do campeonato. Julio Campos virou 1min31s368, tempo bom o bastante para sequer ser ameaçado, e faturou sua primeira pole na temporada e a sexta na carreira como piloto na Stock Car. O tempo do paranaense foi tão bom que o fez superar o segundo colocado no grid, Enzo Elias, em 0s315, uma vantagem considerável levando em conta a competitividade do grid da Pro Series.

Programação e transmissão — A prova sprint também será disputada neste sábado, às 16h. No domingo, a quinta etapa do calendário será concluída com a corrida principal — de 50 minutos —, a partir de 14h. Será o ponto alto do GP Toyota 100, que marca a realização da centésima corrida da fabricante na história da categoria.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Anterior

Christian Hahn abre a 2ª metade da temporada da Porsche Cup C6 Bank com vitória no Estoril

Arthur Gama vence Corrida 1 de muitos duelos no Velocitta

Seguinte