FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

Arthur Gama vence Corrida 1 de muitos duelos no Velocitta

Arthur Gama vence Corrida 1 de muitos duelos no Velocitta

|

Os novos talentos do automobilismo brasileiro entregaram mais uma grande corrida à temporada 2024 da Stock Series. A primeira prova da terceira etapa da temporada 2024 foi disputada na quente tarde deste sábado (29) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior paulista. Líder do campeonato, o gaúcho Arthur Gama ampliou sua vantagem na tabela depois de largar na frente e alcançar um triunfo de ponta a ponta, o seu quarto no ano com a Artcon Racing.

Enzo Bedani, principal perseguidor de Gama na luta pelo título da categoria de acesso e também pela maior premiação do automobilismo brasileiro, o equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender ao grid da Stock Car Pro em 2025, terminou na segunda colocação, garantindo assim mais um pódio geral, além da vitória entre os “rookies”.

O ponto alto de uma corrida movimentada e cheia de grandes disputas foi o duelo envolvendo Gustavo Frigotto e Mathias de Valle pelo terceiro degrau do pódio. Em uma batalha que durou até a bandeirada, o paranaense da Artcon Racing levou a melhor sobre o piloto da W2 Racing ProGP e marcou seu quarto pódio no ano. Mas De Valle garantiu uma boa pontuação com o quarto lugar, enquanto Felipe Barrichello Bartz, também da W2 Racing ProGP, fechou o top-5.

Ao falar sobre a vitória em Mogi Guaçu, Gama ressaltou a paciência para conseguir terminar à frente de Bedani em uma prova bastante exigente. “Andamos ali muito próximos o tempo todo. Estivemos com o ritmo muito parecido, mas no fim consegui desgarrar um pouco dele. Muito feliz. Quanto mais conseguir abrir pontos para ele [Enzo] é melhor. Amanhã a ideia é ir pra cima na corrida 2, e na terceira prova usar a cabeça e somar o máximo possível de pontos”, disse.

Como foi a corrida — Segundo a regra que determina que o autor da segunda volta mais rápida de cada piloto larga na frente na Corrida 1, na abertura da etapa, Arthur Gama abriu o grid da prova deste sábado no Velocitta, seguido de perto por Enzo Bedani.

Foi uma prova quente desde o início em uma tarde de alta temperatura ambiente, na casa dos 28ºC. Na pista, a corrida rendeu boas disputas por posição. Uma delas envolveu Bruna Tomaselli e Alfredinho Ibiapina, que lutavam pelo sexto lugar. Outra batalha interessante era entre Hugo Cibien, Guto Rotta e Akyu Myasava.

Arthur Gama abriu ligeira vantagem sobre Enzo Bedani, enquanto o experiente piloto e professor Gustavo Frigotto vinha na terceira colocação, seguido por Felipe Barrichello Bartz e Mathias de Valle. Os três foram protagonistas de uma animada disputa pelo pódio a caminho das voltas finais. Com dez minutos para o fim, De Valle passou o companheiro de equipe e subiu para quarto.

Na reta final da prova, Mathias de Valle partiu pra cima de Frigotto e travou uma batalha empolgante. O paulistano radicado em Goiânia tentou a ultrapassagem por fora, na primeira curva da pista interiorana, mas Gustavo conseguiu se defender bem. A definição de um duelo sensacional ficou para a última volta.

Ao fim de 17 voltas, Arthur Gama confirmou sua quarta vitória na temporada e voltou a triunfar no Velocitta. O gaúcho terminou com 2s903 de vantagem para Enzo Bedani, que triunfou entre os “rookies”. E Frigotto coroou uma jornada de exímia pilotagem defensiva para segurar Frigotto, usar os pushes na hora certa e terminar com mais um pódio no ano, seguido por “Pipe” Barrichello Bartz.

Bruna Tomaselli foi a sexta colocada, à frente do companheiro de equipe Guto Rotta. Erick Schotten terminou em oitavo após levar a melhor em disputa contra o colega de W2 Racing ProGP, Alfredinho Ibiapina. E Hugo Cibien cruzou a linha de chegada fechando o top-10.

Gama abre na frente — Antes do início do fim de semana, o gaúcho da Artcon Racing chegou ao Velocitta com 23 pontos de vantagem para Enzo Bedani. Agora, Arthur Gama está na frente com diferença de 27 tentos para o paulista. O piloto do carro #09 soma agora 186 pontos, con159 do seu concorrente mais próximo.
Gustavo Frigotto segue bem posicionado e vem em terceiro no campeonato, com 131. Alfredinho Ibiapina se mantém em quarto, com 110, e Felipe Barrichello Bartz é o quinto, com 98. Apenas quatro tentos separam quatro pilotos: Bruna Tomaselli é a sexta, com 95; Guto Rotta vem a seguir, com 94, empatado com Mathias de Valle. Erick Schotten soma 83 e é o nono, enquanto Vinícius Papareli completa o top-10.

O domingo tem na programação mais duas corridas, no período da manhã, começando a partir de 10h10, com Enzo Bedani largando da pole position. A Stock Series tem transmissão ao vivo do canal oficial da Stock Car no YouTube, BandSports, canais SporTV, Motorsport.tv, canal do Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, MAVTV Brasil, MAVTV América do Norte, Portal High Speed e Parc Fermé, com narração em italiano.

Stock Series, temporada 2024
Etapa 3, corrida 1, resultado final

1º – Arthur Gama (Artcon Racing), 17 voltas em 27min19s641
2º – Enzo Bedani (W2 Racing/ProGP), a 2s903
3º – Gustavo Frigotto (Artcon Racing), a 4s470
4º – Mathias de Valle (W2 Racing/ProGP), a 5s063
5º – Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing/ProGP), a 14s301
6ª – Bruna Tomaselli (Garra Racing Team), a 15s637
7º – Guto Rotta (Garra Racing Team), a 17s329
8º – Erick Schotten (W2 Racing/ProGP), a 26s670
9º – Alfredinho Ibiapina (W2 Racing/ProGP), a 27s661
10º – Hugo Cibien (W2 Racing/ProGP), a 46s097
11º – Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 57s711
12ª – Kaká Magno (RTR Sport Team), a 1min21s735

Não completou
Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 11 voltas

Classificação do campeonato (top-10):*
1º – Arthur Gama, 186 pontos
2º – Enzo Bedani, 159
3º – Gustavo Frigotto, 131
4º – Alfredinho Ibiapina, 110
5º – Felipe Barrichello Bartz, 98
6º – Bruna Tomaselli, 95
7º – Guto Rotta, 94
8º – Mathias de Valle, 94
9º – Erick Schotten, 83
10º – Vinícius Papareli, 73

Anterior

Julio Campos conquista pole position no Velocitta

Rafaela Ferreira faz história como primeira mulher a vencer no BRB Fórmula 4 Brasil

Seguinte