Midnight Oil, ‘Beds are Burning’, o sucesso do rock activista australiano

|

Através da música a banda alerta para a proteção do meio ambiente e para a defesa das causas do povo aborígene.

O grupo australiano Midnight Oil é conhecido em todo o mundo como uma banda de ideais políticos e ambientais fortes. Sua maneira de abordar estes temas transformou suas canções em hinos e suas apresentações em comícios, mantendo vivo o espírito contestador e inconformista do rock.

A banda teve origem em 1972, quando foi formado o The Farm por Jim Moginie, Rob Hirst e Andrew James, tendo-se juntado em 1975, Peter Garrett. Com o relativo sucesso da banda, no final de 1976, muda seu nome para Midnight Oil. No início de 1977 um novo membro se junta a banda, o guitarrista Martin Rotsey. Em 1980 o baixista e um dos fundadores da banda Andrew James é forçado a sair por problemas de saúde, para seu lugar é recrutado Peter Gifford.

Em 1981 os Oils se mudam para a Inglaterra onde gravam o impecável Place Without a Postcard, um álbum recheado de clássicos e ainda mais político que os anteriores. Na metade do ano seguinte a banda grava 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1,0 um dos pontos altos na discografia da banda. Surgiram hinos como “Power and Passion”, “Read About It” e “U.S. Forces”. Este álbum é um dos marcos da música australiana.

No inverno de 1986 o Midnight Oil partiu para uma espetacular turné “Blackfella/Whitefella” no deserto Australiano, para se apresentar para as comunidades aborígenes. Estas apresentações contaram com a extraordinária banda local Warumpi, formada inteiramente por Aborígines. O escritor Andrew McMillan documentou toda esta turné no livro “Strict Rules”, que mostra como a música pode mudar toda uma cultura.

Em 1987 o Midnight Oil atinge o auge de seu sucesso com o lançamento do álbum Diesel and Dust. O álbum inspirado na turnê “Blackfella/Whitefella” é considerado até os dias de hoje um dos maiores álbuns já lançados em toda a Austrália. Poderoso, dinâmico e revelador, músicas como “Beds are Burning”, “Put Down that Weapon”, “Dreamworld”, “The Dead Heart” e “Sell My Soul”, foram instantaneamente convincentes para que eles fossem considerados a melhor banda de rock surgida na Austrália nos anos 80.

Hoje os Midnight Oil ainda são ainda uma banda activa mantendo a sua formação, Peter Garret (formado em direito) interrompeu a carreira musical quando foi eleito membro do Parlamento Australiano entre 2004 e 2013.

Abaixo um dos grandes sucesso musicais da banda ‘Beds are Burning’

Anterior

‘Chico Fininho’ de Rui Veloso, comemora 40 anos do álbum ‘Ar de Rock’

Jafumega, 40 anos depois de ‘Dá-me Lume’, continuam actuais e com jovialidade

Seguinte