‘Chico Fininho’, mais conhecido por Rui Veloso, comemora 40 anos de ‘Ar de Rock’

|

Rui Veloso nasceu em Lisboa mas foi no Porto que cresceu. Aparece na explosão do rock em Portugal no ínicio da década de 80 com o albúm ‘Ar de Rock’ (1980), de onde se destaca o tema ‘Chico Fininho’ e  ‘A Rapariguinha do Shopping’, que foi um marco na história do rock português.

Os temas versavam sobre um jovem que se drogava pelas ruas do Porto e de uma adolescente aperaltada passeando no shopping, uma novidade naquela época, um espaço de vaidade e glamour.

A música ‘Chico Fininho’ foi a primeira e a mais bem sucedida canção, do puro rock português, do cantor, popularizou e eterneziou Rui Veloso e ainda hoje é lembrada e cantada. Foi um hino à irreverência da juventude dos anos 80, uma visão do submundo das drogas o que para muitos jovens era um assunto marginal ou desconhecido.

‘Chico Fininho mais conhecido por Rui Veloso’

Na época um locutor de rádio (Antena 1) disse por engano ‘Chico Fininho mais conhecido por Rui Veloso’ mas era a realidade, a música sobrepos-se ao cantor e a maioria do jovens, no ínicio, nem sabiam quem a cantava.

Em 1981 é editado o single ‘Um Café e Um Bagaço’, em 1982 o álbum ‘Fora de Moda’ e em 1983 o álbum “Guardador de Margens” que tem o seu maior sucesso no tema “Máquina Zero” que marca o final da era puro rock português de Rui Veloso.

No albúm seguinte o cantor envereda por uma veia musical pop/rock, mais nostálgica, com baladas de grande qualidade, que tem o seu ponto alto na canção ‘Porto Covo’ em 1986.

A 10 de Junho de 1992 foi feito Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares e em 2006 Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente Jorge Sampaio.

Em baixo os clipes de video de ‘Chico Fininho’ e ‘Porto Covo’

Anterior

Festivais de verão só a partir do outono

Festival Bons Sons adiado

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: