Depois do surpreendente álbum de estreia homónimo, o projeto Miramar, dos guitarristas Frankie Chavez e Peixe, está de regresso com o seu segundo longa-duração, Miramar II.
Com distribuição da Universal Music Portugal, o novo trabalho foi lançado a 28 de janeiro, em vinil, CD e download digital e, esta semana, ocupa o primeiro lugar no Top nacional de vendas de álbuns digitais e décimo no Top de vendas físicas.
Em Miramar (2019), Frankie Chavez e Peixe apresentavam uma proposta de diálogo instrumental que, apesar da sua originalidade e frescura, não deixava de evocar uma certa sobriedade dramática enraizada na tradição da música de guitarra portuguesa. Curiosamente, apesar de ter sido concebido e gravado em pleno confinamento (2020), Miramar II dá um passo em frente: é um conjunto de temas – mais luminosos, aventureiros, esvoaçantes… – que tanto nos remete para ecos da melhor música popular portuguesa do século passado como nos faz viajar, on the road, pelas desérticas paisagens do Texas.
Além de “Brower”, usado como primeiro avanço na divulgação deste segundo álbum, Miramar II inclui a pérola “Recolher”, tema que conta com a participação do pianista Mário Laginha – em colaboração inesperada, mas que tem tudo a ver com o programa estético e paisagista do duo. Outra surpresa é uma versão de “Celulitite”, tema-chave de Adoro Bolos (2017), o segundo álbum de Conan Osiris, de cujo trabalho Peixe é um fã assumido.
No próximo dia 14 de Março, Miramar II é apresentado ao vivo no Teatro Maria Matos em Lisboa. Este será o primeiro concerto de uma digressão dedicada ao novo álbum da dupla Frankie Chavez e Peixe com novas datas a anunciar em breve.
Sobre single “Recolher”:
“Recolher” conta com a participação do pianista e compositor Mário Laginha.
Ironicamente, a pandemia acabou por facilitar este encontro, uma vez que na altura em que o single foi gravado as agendas dos músicos e do próprio estúdio, estavam bastante mais disponíveis do que aquilo que seria normal em tempos pré-pandémicos. Reunidas assim as condições para esta colaboração, o tema “Recolher” resultou de um curto mas intenso encontro, em que as guitarras dos Miramar se cruzaram com o piano de Mário Laginha de forma surpreendentemente fluída e orgânica.
“Quando estávamos a criar o arranjo para o tema ‘Recolher’ ocorreu-nos que a introdução de um piano poderia levar o tema para uma dimensão mais poética e profunda. Lembrámo-nos imediatamente de convidar o Mário Laginha e um par de dias depois ele respondeu positivamente ao nosso convite. Combinámos então gravar a sua parte nos estúdios CARA/OJM em Matosinhos, com o João Bessa que já nos tinha gravado anteriormente no seu estúdio em Miramar. O Mário fez alguns takes e curiosamente foi o primeiro que ficou na versão final do tema.” refere Frankie Chavez.
O vídeo que acompanha o lançamento de “Recolher“, realizado por Jorge Quintela, é composto por imagens captadas durante as sessões de estúdio em que o tema foi registado.