FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

O All Experience é a nova atracção do Rock In Rio Lisboa 2024

O All Experience é a nova atracção do Rock In Rio Lisboa 2024

|

Neste mesmo dia, há 20 anos, o Rock in Rio abria portas pela primeira vez em Portugal e apresentava ao público uma experiência única de música e entretenimento que veio revolucionar a indústria dos festivais no país. 20 anos depois, e a caminho da sua 10ª edição, o Rock in Rio Lisboa continua a trazer novidades e dá uma nova vida à icónica pala do Parque Tejo, que captou a atenção mundial ao acolher o Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude de 2023. A pala agora vai acolher um espaço inovador que vai ser um dos pontos altos da nova Cidade do Rock: o ALL Experience.

Este novo espaço, dedicado ao projeto “Por Um Mundo Melhor”, vai ser um epicentro de inspiração que representa o movimento ALL Experience, criado pelo Coletivo Jovens do Rock in Rio, do qual fazem parte Ana Carolina Jucá Moreira Dias, Ana Leonor Bento, Anna Luisa Marotti, Carlota de Noronha Vieira, Carolina Martins Rainho, Diogo Robledo, Ericson Pereira Macedo, Eva Rua, Gabriela Cunha, Helena Segura, Isabella Passalacqua, Joana Jorge, Larissa Maia, Mafalda Baptista, Margarida Graça, Maria Costa, Maria Domingues, Mariana Leitão, Nicole Ferreira, Patrícia Santos, Pedro Borges, Ricardo Pinheiro, Rita Pires, Steven Ferreira, Victoria de Almeida dos Passos e Vitória Montijo Medina.

O coletivo nasce da vontade da organização do festival e do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) de dar voz aos jovens para manifestarem as mudanças que querem ver concretizadas e incentivá-los a dar o exemplo, com uma atitude proativa, ao assumir um compromisso consigo próprios e perante a sociedade. E o espaço ideal para isso é a pala do Parque Tejo, com todo o seu simbolismo.

Este movimento, feito de jovens para jovens, materializa-se numa experiência imersiva e sensorial, localizada no ALL Experience na Cidade do Rock. Mais do que um espaço físico, o ALL Experience é um catalisador de mudança que pretende sensibilizar o público para a importância de uma cidadania ativa. Nesse sentido, os jovens envolvidos no movimento foram desafiados a refletir sobre os principais temas a serem trabalhados em sociedade, de acordo com a sua própria visão, e identificaram oito pilares fundamentais, considerados prioritários, que estarão representados no ALL Experience. Cada um desses pilares está associado a uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha o respetivo tema no seu dia a dia:

  • “All for Planet” (clima): Quercus
  • “All for Peace” (paz): AMI
  • “All for Respect” (respeito/migração): CPR
  • “All for Love” (pobreza/dignidade): Banco Alimentar
  • “All for Rights” (direitos humanos/igualdade): FENACERCI
  • “All for Education” (educação): SIC Esperança
  • “All for Dreams” (empreendedorismo/prosperidade): Dress for Success
  • “All for the Future” (consumo e produção sustentável): EntreAjuda/Banco de Bens Doados

Foi com base nesses oito pilares que o ALL Experience foi projetado e conta com várias atrações e dinâmicas, como espaços instagramáveis, a distribuição de pulseiras colecionáveis e uma ativação imersiva.

ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS

O ALL Experience vai ter uma zona lounge com backdrops com grafismos que representam os pilares e que permitem que os visitantes criem conteúdos atrativos para as suas redes sociais, para espalharem a mensagem do movimento de forma divertida e visualmente impactante.

PULSEIRAS COLECIONÁVEIS

O Coletivo Jovens do Rock in Rio desenhou uma coleção de pulseiras, com frases inspiradoras associadas a cada um dos oito pilares fundamentais do movimento, com o objetivo de incentivar o público a comprometer-se ativamente com esses temas e demonstrar, de forma leve e divertida, o seu apoio ao movimento ALL Experience.

O público pode colecionar quantas pulseiras quiser, ao participar no quizz disponível na Landing Page do ALL Experience, onde, após responder a perguntas sobre os pilares, pode escolher a pulseira com a mensagem com a qual mais se identifica. As pulseiras podem ser levantadas gratuitamente no espaço ALL Experience na Cidade do Rock ou numa das ONGs associadas ao movimento, com um custo simbólico de 1€, revertido integralmente para a ONG correspondente.

Para além desta dinâmica, o Rock in Rio Lisboa estabeleceu duas parcerias essenciais para ajudar a fazer chegar as pulseiras a todos aqueles que queiram juntar-se ao movimento ALL Experience:

– O Grupo Impala vai distribuir as pulseiras com as revistas Nova Gente (nas edições de 12 e 19 de junho), TV 7 Dias e Maria (nas edições de 13 e 20 de junho), em Lisboa, Porto e Setúbal, com o acréscimo de 1€ ao valor da revista que reverte para o Banco Alimentar.

– Com a Revista CAIS, cuja edição de junho, é dedicada ao Rock in Rio Lisboa, vão ser distribuídas 1.000 pulseiras, em Lisboa e Porto, mediante o pagamento de 1€ extra que reverte na totalidade para os seus vendedores.

EXPERIÊNCIA IMERSIVA

Um dos destaques do espaço é a Box ALL Experience, uma ativação imersiva que acontece dentro do ALL Experience que apresenta conteúdos audiovisuais que estimulam a reflexão e a conexão com os oito pilares fundamentais do movimento. A experiência na Box ALL Experience tem uma duração média de 3,5 minutos e abriga grupos de até 20 pessoas de cada vez. Esta experiência imersiva vai estar a funcionar das 13h00 às 22h00 e proporciona uma vivência coletiva e inspiradora. Todos os seus participantes recebem uma pulseira da coleção que simboliza o seu compromisso com um dos pilares do movimento.

“Pensámos muito no que colocar na Pala depois da passagem do Papa e, numa altura em que tanto se discute a evasão dos jovens talentos de Portugal para o mundo, achámos que seria uma ótima oportunidade de inverter a fala e deixar que fossem eles a dizer o que é importante para estas gerações. E foi bom ver como a proposta do festival de ser “ALL” e para “ALL” tem total afinidade com o mundo que eles desejam ter. O ALL Experience é mais do que uma atração de jovens para jovens, é um convite para assumirmos a responsabilidade pela construção do Mundo Melhor onde tanto queremos viver”, comenta Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

“O All Experience está totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas e constitui uma excelente forma de envolver e de dar voz aos jovens sobre o futuro que querem para as pessoas e o planeta. Por isso, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) não hesitou em associar-se a esta iniciativa que permitirá também, através do quizz e de todos os conteúdos disponíveis online, que os participantes fiquem a saber mais sobre os ODSs, como podem contribuir para a sua implementação e ainda ajudar o trabalho notável de várias ONGs portuguesas”, diz António Ferrari, Assessor de Comunicação das Nações Unidas.

COMO PARTICIPAR NO MOVIMENTO ALL EXPERIENCE

O movimento ALL Experience não se limita à Cidade do Rock. Qualquer pessoa pode participar através de duas formas: na Landing Page do ALL Experience ou no espaço ALL Experience na Cidade do Rock.

Na Landing Page do ALL Experience o público pode:

  • Participar num quizz com perguntas relacionadas com os oito pilares e testar os conhecimentos sobre estes temas. Quem participa no quizz ganha uma pulseira do pilar com o qual mais se identifica. A pulseira pode ser levantada de forma gratuita no ALL Experience, na Cidade do Rock, ou numa das ONGs que se associaram ao movimento, com o custo de 1€, que reverte na totalidade para a respetiva associação.
  • Enviar mensagens através do WhatsApp, na Landing Page, respondendo à pergunta “O que é que tu colocas no mundo?”, revelando como se comprometem a fazer do mundo um lugar melhor. Essas mensagens podem ser enviadas em formato de vídeo, áudio ou texto.
  • Fazer doações às ONGs associadas a cada pilar.

No Espaço ALL Experience, na Cidade do Rock, o público pode:

  • Levantar a pulseira do pilar com o qual mais se identifica, de forma gratuita, após responder ao quizz da Landing Page.
  • Participar na ativação imersiva da Box All Experience.

O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo, conhecido pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Desde a sua primeira edição em 1985, no Rio de Janeiro, o festival tem como objetivo não só proporcionar experiências musicais memoráveis, mas também promover mudanças positivas na sociedade.

Este ano, a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa vai acontecer nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, no Parque Tejo Lisboa, e vai contar com grandes nomes da música nacional e internacional, 12 horas de festas diárias, um espetáculo de vídeo mapping de celebração de 20 anos em Portugal, entre muitos outros momentos de animação e entretenimento.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é a marca internacional responsável pelo maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985 no Rio de Janeiro, é parte relevante da história da música mundial. O evento soma já 22 edições, 130 dias e mais de 3.816 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 11,2 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock em Portugal, no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos.

Em Portugal, foram realizadas, até hoje, nove edições e dos 44 dias de festival já passaram pela Cidade do Rock de Lisboa mais de 3 milhões de pessoas e mais de 1.100 atrações musicais. O festival investiu mais de 225 milhões de euros, gerou mais de 87 mil empregos (diretos e indiretos), alocou cerca de 5,6 milhões de euros para causas socioambientais e promoveu inúmeras ações, entre as quais a instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, projeto de reflorestação de floresta ardida, equipar hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, entre outros.

Em 2024, o festival está de volta nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho para uma edição especial que comemora os 20 anos do Rock in Rio Lisboa, com grandes novidades entre as quais uma nova localização – no Parque Tejo Lisboa. A nova Cidade do Rock vai contar com um novo palco, uma nova Rota 85 e um novo espaço que vai celebrar 20 anos de “Por Um Mundo Melhor”, além dos já conhecidos Palco Mundo, Palco Galp, Rock Street, Super Bock Digital Stage, Chef’s Garden, ESC Online Sports Bar, Roda gigante Pisca Pisca, Slide Pepsi, Área VIP Gato Preto, entre outros.

Anterior

MEO Sudoeste apresenta cartaz completo do palco SW

Imagine Dragons lançam novo single, “Nice To Meet You”

Seguinte