TAXI, o álbum que foi o primeiro disco de ouro do rock português

|

Taxi são uma banda originária do porto, formada em 1978 por João Grande (voz), Henrique Oliveira (guitarra), Rodrigo Freitas (bateria) e Rui Taborda (baixo).

Com influências musicais Pós-Punk e New Wave, o grupo inicialmente cantava em inglês.

O álbum de estreia em português “Taxi”, editado 1981, incluía temas como “Chiclete”, “Tv-Wc”, “Taxi”, “Vida de Cão” e “Lei da Selva”, entre outros. Foi o primeiro Disco de Ouro do Rock Português.

A apresentação do álbum ocorreu em Cascais, em maio de 1981, aquando da primeira parte do espetáculo dos britânicos The Clash.

Em 1982, depois de um ano repleto de concertos, é editado o álbum “Cairo”, este novo trabalho incluía temas como “Cairo”, “O Fio da Navalha” e “1, 2, Esqº. Dtº.”. Atingiu o galardão de Prata (mais de 15.000 unidades vendidas) três dias após o seu lançamento, sendo-lhe atribuído, dias depois, o Disco de Ouro. Foi considerado pelo jornal Público como um dos melhores discos de sempre da música portuguesa.

Um ano depois é editado “Salutz”, álbum que incluía o tema “Sing Sing Club” também lançado em formato Maxi-Single. A apresentação deste novo trabalho é realizada em Lisboa, no estádio do Restelo, aquando da primeira parte do concerto de Rod Stewart.

Já em 1984 é editado o single “Sozinho / In The Twinkling Of An Eye” que foi gravado em Hamburgo, na Alemanha. Dois anos depois, os TAXI regressam de novo a estúdio para gravar «The Night», um álbum totalmente cantado em inglês.

Em 1986 a banda suspende a carreira musical que até então era de sucesso.

Regressam em 2000 e até 2010 actuam esporádicamente em alguns festivais tendo editado, em 2009, o disco ‘Amanhã’.

Em 2017 retornam à cena musical apenas com João Grande e Rui Taborda como membros originais, mas com a designação de ‘T4x1’ pois estavam impedidos de usar o nome que os celebrizou, visto os TAXI terem terminado definitivamente em 2010.

Em cinco anos, (1981-86), os TAXI marcaram uma era do pop/rock português e muito contribuiram para o surgimento de inúmeras bandas. De um ínicio apoteótico a uma não menos repentina saída de cena.

Em baixo videoclipes da banda TAXI e T4x1 e os albúns completos ‘TAXI’ e ‘Cairo’.

Anterior

‘Bette Davies Eyes’, no topo da tabela de singles mais vendidos em 1981

Festivais de verão só a partir do outono

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: