FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

Thiago Vivacqua termina em segundo na primeira prova da etapa do Estoril da Porsche Carrera Cup

Thiago Vivacqua termina em segundo na primeira prova da etapa do Estoril da Porsche Carrera Cup

|

Thiago Vivacqua terminou na segunda colocação na primeira prova da etapa do Estoril, em Portugal, da Porsche Carrera Cup, neste sábado. O piloto luso-brasileiro do carro #10 havia largado na terceira posição e teve de lidar com uma pista com condições complicadas e uma largada lançada. 

Não chovia no momento da largada, mas a pista permanecia úmida e os carros, equipados com pneus Michelin para piso molhado. A direção de prova então achou por bem determinar a largada em fila indiana, com os carros comboiados pelo safety-car. Mesmo assim, nas duas voltas de apresentação, os competidores buscavam trechos mais molhados no traçado de 4.182m para controlar a temperatura dos pneus de chuva. 

A bandeira verde foi acionada a 20 minutos da abertura da volta final, com os carros largando em fila indiana. O top 5 indicava a ordem de partida, com Christian Hahn, Marçal Muller, Thiago Vivacqua, Franco Giaffone e Werner Neugebauer.  

E o carro de segurança retornou para resgate de um competidor atolado na brita na área de escape da longa curva antes da reta principal do Estoril. 

A disputa foi reiniciada na abertura da volta 5, com 13 minutos restando para a abertura da última volta. 

Hahn e Muller alternavam traçado, com Vivacqua seguindo de perto. Werner passou Giaffone para ser quarto. Em sexto, Raijan Mascarello liderava na Sport, pressionado por Diogo Ferrão e Peter Ferter. Já a liderança na Rookie era de Bruno Campos, com o 22º lugar no geral. 

Vivacqua alcançou Muller na sexta volta, e Mascarello abriu ataque à posição de Giaffone na passagem seguinte. 

Na volta 9, Vivacqua atacou Muller por fora na tomada da curva 1. O #544 tentou aplicar o “X”, mas o #10 conseguiu tracionar e fechar a porta para o troco, assumindo o segundo lugar na corrida em belíssima manobra. Nesta mesma volta, Gustavo Zanon assumiu a liderança na Rookie. 

Já na décima volta, Mascarello passou Giaffone para entrar no top 5. Imediatamente à frente, Werner ensaiava ataque sobre Muller. 

Favorecido pela melhor volta da prova, Vivacqua colou em Hahn na abertura da volta 11, com 3 minutos restando na regressiva de prova.  

Werner atacou Muller no S de baixa e os carros fizeram contato. Muller rodou e Neugebauer ficou lento. Mascarello acabou passando os dois. 

Werner recolheu o carro para o box após o incidente. Marçal seguiu na corrida, retornando à pista em sexto. Em corrida de redução de danos, Miguel Paludo vinha imediatamente atrás depois de largar de 11º. 

Hahn conseguiu reagir às ameaças de Vivacqua para vencer pela primeira vez no ano. Em terceiro, Mascarello venceu na Sport. Giaffone e Ferter duelaram até a bandeirada, mas completaram o pódio geral nesta ordem. Pela Rookie, a vitória ficou com Eduardo Menossi, com o 19º lugar no geral. 

Com o resultado, Vivacqua manteve a quinta colocação no campeonato, com 101 pontos. Marçal Muller lidera (143), seguido de Miguel Paludo (141), Werner Neugebauer (131) e Christian Hahn (126). 

A segunda prova da etapa do Estoril será disputada neste domingo, com largada prevista para as 8h (de Brasília). 

O que Thiago Vivacqua disse: 

“Corrida boa. Largamos com o safety-car para ter mais segurança, mas isso não impediu que a corrida fosse boa. Foi uma prova inteligente, para usar a cabeça, com pneu de chuva, uma condição de pista já praticamente seca. Por isso que tem de ser inteligente, poupar os pneus, avaliando a temperatura para que não degradem muito ou estourem a calibragem. Tanto é que, no grid, eu e o meu engenheiro ficamos de olho nisso o tempo todo, até o último segundo. Essa foi a fórmula do sucesso.

Quase ganhamos a corrida, mas a segunda posição foi boa. No fim, vi que estava com dificuldade para chegar no Hahn, pelo acerto do carro. Tentei fazer um ataque na penúltima e na última voltas, mas não deu. Cheguei atrás dele no limite. Mas fiquei muito feliz e quero agradecer a todos por mais um pódio na Porsche Carrera Cup. Vou largar na sétima posição na segunda prova, neste domingo, e vou para cima de novo.” 

Anterior

Marçal Muller sobrevive após toque, é sexto, e lidera a Porsche Carrera Cup 

Christian Hahn abre a 2ª metade da temporada da Porsche Cup C6 Bank com vitória no Estoril

Seguinte