United Autosports vence grande prémio do Algarve e ainda sonha com o título

|

O clima português desempenhou um papel importante numa dramática penúltima ronda da European Le Mans Series de 2023, com fortes aguaceiros que causaram vários períodos de safety car durante as 4 Horas do Algarve, que viram dois dos campeonatos decididos antes da última corrida da temporada em Domingo. O número 22 da United Autosports USA Oreca-Gibson lutou desde o 6º lugar da grelha, com Oliver Jarvis a receber a bandeira quadriculada à frente dos líderes do Campeonato LMP2, Algarve Pro Racing.

O segundo lugar confirmou a equipa portuguesa como Campeã Geral por Equipas do ELMS em 2023, com uma corrida pela frente no domingo, onde procurarão somar os Troféus de Equipa e Piloto LMP2 no final das 4 Horas de Portimão. A tripulação nº25 da Algarve Pro Racing está com 95 pontos e a tripulação da United Autosports USA sobe para o segundo lugar com 75 pontos e o terceiro colocado nº65 Panis Racing em terceiro com 71 pontos. A vitória LMP2 Pro/Am foi para o número 37 da COOL Racing Oreca, com Malthe Jakobsen sendo classificado à frente de Mathias Beche no número 24 da Nielsen Racing Oreca, depois que o piloto suíço recebeu uma penalidade de 10 segundos por causar um contato com o terceiro colocado nº 83 AF Corse Oreca.

O resultado coloca a tripulação nº 83 na liderança da tabela do campeonato com 85 pontos, com a tripulação nº 37 com 83 pontos e a equipe nº 34 Racing Team Turkey com 82 pontos. O Campeonato LMP3 foi garantido pelo número 17 da COOL Racing Ligier pelo segundo ano consecutivo, com Adrien Chila, Alejandro Garcia e Marcos Siebert terminando a temporada com 102 pontos. A equipe suíça só conseguiu terminar em 4º lugar na corrida, mas os 12 pontos colocaram o campeonato fora de dúvida, faltando uma corrida para o fim da temporada.

A vitória na corrida LMP3 foi para o nº12 WTM da Rinaldi Racing Duqueine de Leo Weiss, Torsten Kratz e Oscar Tunjo, o piloto colombiano recebeu a bandeira quadriculada 20 segundos à frente do nº35 Ultimate Ligier em segundo e do nº4 DKR Engineering Duqueine.

A penúltima corrida LMGTE no ELMS foi vencida pelo nº 77 da Proton Competition Porsche, com Christian Ried conquistando sua 11ª vitória na categoria desde 2011, igual em vitórias a Matt Griffin (nº 55 Spirit of Race Ferrari). Julien Andlauer teve uma batalha titânica com seu companheiro de equipe na Proton Competition, Alessio Picariello, correndo lado a lado por várias voltas para liderar a equipe por 1-2, à frente dos outros candidatos ao campeonato, o nº 60 Iron Lynx Porsche. A última corrida da LMGTE serão as 4 Horas de Portimão no domingo, com a tripulação nº16 da Porsche com 79 pontos, a tripulação nº60 Iron Lynx com 76 pontos e a tripulação nº77 da Proton Competition com 67 pontos, faltando 26 pontos ainda por conquistar.

SOL E CHUVA EM PORTUGAL

A corrida começou sob céu azul e pista seca, com vento forte. A corrida começou com Kyffin Simpson a liderar desde a frente no número 25 da Algarve Pro Racing Oreca, com Paul Lafargue a subir para segundo no IDEC Sport car e Phil Hanson a subir para terceiro no final da primeira volta no número 22 da United Autosports USA Oreca. -Gibson. Salih Yoluç foi para a frente da grelha LMP2 Pro/Am depois de Alexander Mattschull rodar na pole sentado no19 Team Virage. Rodrigo Sales foi o segundo no número 24 da Nielsen Racing, com Tom Van Rompuy no número 3 da DKR Engineering Oreca em terceiro.

O nº11 Eurointernational Ligier de Matthew Bell liderou em LMP3 à frente de Leo Weiss no nº12 WTM da Rinaldi Racing Duqueine, enquanto Arnold Robin liderou em LMGTE no nº72 TF Sport Aston Martin, com Christian Ried no nº77 Proton Competition Porsche à frente do nº50 Fórmula Racing Ferrari de Johnny Laursen. Hanson ultrapassou Lafargue para assumir o segundo lugar na liderança do campo de 40 carros, com René Binder no número 30 da Duqueine Team Oreca também avançando à frente de Lafargue.

Após 20 minutos de corrida as nuvens se juntaram e a chuva começou a cair. A entrada nº 81 da Dragonspeed USA, Henrik Hedman, escorregou para as barreiras no T5. O carro nº 11 da Eurointernational foi para os boxes, mas não conseguiu reiniciar após a parada e o Ligier foi empurrado de volta para a garagem e fora da disputa. Salih Yoluç saiu da estrada na curva 8 e com o carro preso na brita e incapaz de se mover, o Safety Car foi acionado. Rodrigo Sales liderava agora a classe LMP2 Pro/Am, Leo Weiss liderava na LMP3 e Johnny Laursen liderava a LMGTE depois de ultrapassar o Porsche de Ried e o Aston Martin de Robin em condições escorregadias antes do Safety Car.

No reinício, Kyffin Simpson ainda estava à frente de Phil Hanson, com René Binder desafiando Hanson pelo segundo lugar. A chuva havia parado, mas a pista ainda estava molhada com muitos respingos levantados pelos carros. O bom trabalho de Johnny Laursen antes do Safety Car foi desfeito quando a Ferrari do dinamarquês caiu na brita no mesmo local de Salih Yoluç e o Safety Car foi acionado pela segunda vez. O próximo conjunto de pitstops se aproximou e as trocas de pilotos começaram. O Oreca nº22 foi entregue a Marino Sato, mas o piloto japonês recebeu uma penalidade de 10 segundos por infração no pitstop.

Na LMGTE, o Aston Martin nº 95 TF Sport de Ben Tuck subia na ordem, ultrapassando a Ferrari nº 55 de Duncan Cameron e a Ferrari nº 66 de Martin Berry para ficar em segundo lugar, com o piloto britânico partindo atrás de seu companheiro de equipe Arnold Robin. Ele pegou e ultrapassou o piloto francês para assumir a liderança após 90 minutos de corrida. Outro piloto em movimento foi Ryan Hardwick no Porsche nº 16 da Proton Competition, com o americano subindo para o segundo lugar às custas de Duncan Cameron.

James Allen assumiu o comando do número 25 da Algarve Pro Racing Oreca e o australiano construiu uma vantagem de 30 segundos sobre Marino Sato e Tijmen Van Der Helm no número 65 da Panis Racing. O terceiro Safety Car da corrida foi acionado quando o Proton Competition Oreca nº 99 de Jonas Ried disparou e bateu nas barreiras, espalhando destroços pela área de saída. O jovem alemão estava bem, mas o carro teve que ser recuperado com segurança. No reinício, o número 83 da AF Corse tentou a liderança da classe LMP2 Pro/Am, com Ben Barnicoat a ultrapassar Ben Hanley no número 24 da Nielsen Racing no T1.

O número 12 da WTM by Rinaldi Racing de Torsten Kratz teve que cumprir uma penalidade Drive Through por excesso de velocidade no pitlane, deixando o alemão cair para 5º na LMP3 antes de passar para Oscar Tunjo. Nico Pino, agora ao volante da Duqueine Team Oreca, assumiu a liderança em T13 de James Allen, com Allen indo para os boxes na volta seguinte para passar a Alex Lynn nos 80 minutos finais. No início da terceira hora, o número 13 da Inter Europol Competition Ligier ficou sem sorte depois que Wyatt Brichacek, que corria perto da frente da ordem LMP3, notou fumaça em seus espelhos retrovisores.

O americano saiu da pista com a traseira do carro em chamas. Brichacek saiu rapidamente do carro em segurança, mas esse foi o fim da corrida. O Safety Car foi acionado pela quarta vez para recuperar o carro atingido. A corrida voltou a ficar verde a 40 minutos do fim, com o nº25 Oreca de Alex Lynn ainda a liderar sobre Neel Jani no nº30 Duqueine Team Oreca. Jani foi desviado pela Ferrari nº 55 de David Perel, e Perel recebeu uma penalidade de drive through como resultado. Isso levou Oliver Jarvis no número 22 da United Autosports USA Oreca para o segundo lugar.

O nº83 AF Corse Oreca de Matthieu Vaxiviere mantinha a liderança no LMP2 Pro/Am com Malthe Jakobsen diminuindo a diferença no nº37 COOL Racing Oreca. Mathias Beche estava subindo no número 24 da Nielsen Racing Oreca para lutar pela liderança, com Jakobsen caindo para terceiro quando o dinamarquês foi empurrado para um giro por um marcador atrasado. O nº 83 Oreca tentou manter a liderança quando Beche encontrou uma forma de ultrapassá-lo, mas atropelou o carro da AF Corse na passagem, o que acabaria por custar ao piloto suíço a vitória na classe.

Jakobsen estava se recuperando do giro anterior e conquistou o segundo lugar de Vaxivierre. A liderança para a categoria LMGTE foi entre os dois Porsches de competição Proton, com o Porsche nº 77 de Julien Andlauer desafiando seu companheiro de equipe Alessio Picariello no 911 RSR-19 nº 16. Durante várias voltas, dois carros lutaram pelo primeiro lugar, mas eventualmente Andlauer assumiu a posição a 20 minutos do final da corrida. Na frente do pelotão Alex Lynn foi apanhado por Oliver Jarvis, com a Algarve Pro Racing e a United Autosports USA Orecas a andarem lado a lado enquanto negociavam o trânsito. Depois de várias voltas de porta em porta, Jarvis assumiu a liderança.

A corrida foi neutralizada com um Full Course Yellow faltando menos de 10 minutos para o final, quando o número 7 da Nielsen Racing Ligier de Ryan Harper-Ellam caiu na brita no T13. O carro foi recuperado e a corrida voltou ao verde aos quatro minutos do cronômetro. Na bandeira quadriculada foi o número 22 da United Autosports USA Oreca quem cruzou a linha primeiro, Jarvis terminando 0,8 segundos à frente de Alex Lynn e 20 segundos à frente de Job Van Uitert no número 65 da Panis Racing Oreca. O número 24 da Nielsen Racing Oreca, de Mathias Beche, recebeu a bandeira quadriculada 8 segundos à frente de Malthe Jakobsen na LMP2 Pro/Am, mas o piloto suíço recebeu uma penalidade de 10 segundos pela colisão anterior com o número 83 da AF Corse Oreca, deixando-o em segundo lugar. lugar.

Oscar Tunjo conquistou a vitória LMP3 no WTM nº12 da Rinaldi Racing Duqueine-Nissan, 20 segundos à frente do nº35 Ultimate Ligier de Matthieu Lahaye. Foi um Porsche 1-2-3 na classe LMGTE com os Proton Competition 911 nº 77 e nº 16 lutando até a linha de chegada. Julien Andlauer terminou 0,5 segundos à frente de Alessio Picariello, com Matteo Cairoli em terceiro no Iron Lynx Porsche, mais 3 segundos atrás. As 4 Horas de Portimão serão a última etapa do ELMS 2023 e decorrerão no domingo, dia 22 de outubro.

Anterior

Sandra Cristina, concerto de apresentação de ‘Fado Imperfeito’, na Casa da Música

Noite de duplo concerto no Casino Estoril com Wim Mertens e Francisco Sassetti

Seguinte