Chris de Burgh, 40 anos de ‘Eastern Wind’ e de muita nostalgia

|

Nascido na Argentina, Chris de Burgh é um cantor de música pop com quase 50 anos de carreira.

Filho de pais britânicos, tendo no entanto passado grande parte da infância em viagem, por imposição da carreira do pai. Passou por Malta, Nigéria, Zaire e, finalmente, pela Irlanda, onde viria a fixar-se com a família, e onde mora ainda hoje com a mulher, Diane.

Apesar do reconhecimento que granjeou junto do público e dos meios de difusão musicais, o inicio não foi fácil e até surgiu um pouco por força das circunstâncias que o ‘obrigaram’ a procurar meios para se sustentar, apesar de terminada a licenciatura em francês e inglês, actuando num restaurante de hamburgueres e num cabeleireiro.

Em 1974 a oportunidade surgiu, a A&M decidiu apostar no cantor que partiu para londres em busca do sucesso musical já com uma banda de apoio.

Dono de uma voz melodiosa e suave, compôs músicas que atravessaram gerações de fãs e se tornaram intemporais. Uma das suas canções mais conhecidas é ‘Lady in Red’ que foi um enorme sucesso comercial em meados dos anos 80.

Mas apesar dos seus mais de 20 albuns publicados e mais de 300 canções escritas, Chris the Burgh com 71 anos de idade continua a encantar os fans e a surpreender com canções inéditas, tendo públicado o seu último albúm em 2016.

Recordar o album ‘Eastern Wind’ editado em 1980, é viajar numa sonoridade pop de baladas românticas, de histórias e experiências pessoais vividas e sentidas. É recordar que muito antes de ‘Lady in Red’ já Chris de Burgh encantava e conquistava os fãs. É recordar que antes da mulher de vermelho, existia já um grande e talentoso músico.

No alinhamento:

The Traveller – The Record Company Bash – Tonight – The Wall of Silence – Flying Home – Shadows and Lights – Sailor – Some Things Never Change – Tourist Attraction – Eastern Wind

Anterior

‘Há Fado no Cais’, recorda Jorge Fernando

Mike Oldfield, intemporal, 50 anos de música e de variadas influências

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: