INXS, ‘Kick’ o auge de Michael Hutchence, uma banda que deixou muitas saudades

|

INXS foi uma banda de rock australiana formada em 1977 por Michael Hutchence (vocal), Andrew Farriss (teclas e guitarra), Tim Farriss (guitarra), Jon Farriss (bateria), Garry Gary Beers (baixo) e Kirk Pengilly (Saxofone e guitarra).

Inicialmente o grupo adoptou uma sonoridade mais ao estilo new wave, em 1980 lançou o album INXS ainda como The Farriss Brothers, mas alterou o nome depois do lançamento do disco. O sucesso chegaria em 1983 com a edição do compacto “Original Sin”, foi nesta altura em que a banda adoptou um estilo de rock mais puro.

O auge da popularidade mundial do INXS veio com Kick, em 1987, quando os sucessivos sucessos comerciais das músicas New Sensation, Never Tear Us Apart, Need You Tonight e Mistyfy, lançou a banda para o estrelato.

Junto com o sucesso estrondoso do álbum ‘Kick’, a banda australiana era sensação ao misturar as sonoridades new wave, rock e pop/rock, rivalizando na época com os U2 de Bono Vox, de quem Michael Hutchence era amigo.

Durante os anos 80 e 90 o INXS exerceu uma influência definitiva na música australiana, levando ao estrelato diversos músicos de sua terra natal.

Inesperadamente, em 22 de novembro de 1997, Hutchence foi encontrado morto em um quarto de hotel em Sydney, nas vésperas da re-estréia da banda, aparentemente vítima de suicídio. Um duro golpe na carreira da banda na altura com 20 anos de formação.

Michael chegou a revelar que tinha medo de plateias e tirava as suas lentes de contato para evitar ver o público. Ligado em moda, o cantor namorou e deu visibilidade a Kylie Minogue e teve também um relacionamento com a supermodelo Helena Christensen.

Porém, foi o relacionamento com Paula Yates o mais mediático, pois na altura era casada com Bob Geldof, ex vocalista dos Boomtown Rats. Em 1996, no primeiro ano de união de Michael e Paula, nasceu Heavenly Hiraani Tiger.

A influência de Paula na vida de Michael resultou numa mudança total na rotina passou de uma pessoa regrada, ligada ao desporto e exercicios físicos, a usar drogas ilícitas, além de intensificar o consumo de antidepressivos.

Apesar da perda do vocalista a banda continuou com Jimmy Barnes e Terence Trent D’Arby como vocalistas temporários. Jon Stevens, ex-Noiseworks começou a cantar com o INXS em 2000, e foi nomeado integrante oficial em 2002. Entretanto deixou a banda em 2003 após gravar a música “I Get Up”.

Em 2004 foi anunciado um reality show chamado “Rock Star” que apresentaria um concurso para encontrar um novo vocalista para a banda. J.D. Fortune um cantor canadense foi o vencedor do reality e permaneceu com a banda até agosto de 2011.

Em novembro de 2012 confirmaram em comunicado o fim da banda fundada há 35 anos. Desde a sua formação em 1977, os INXS venderam mais de 75 milhões de álbuns.

Para recordar os videoclipes de ‘Original Sin’ – ‘Beautiful Girl’ – ‘By My Side’ – ‘Never Tear Us Apart’

Anterior

Maura Airez: “Sou uma rapariga que não desiste. Sou fadista e irei sempre ser!”

Projecto OPA regressa a partir de junho com edição totalmente digital

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: