O Jafumega são um grupo de pop/rock fundado em 1977 no Porto, formado por Mário Barreiros (guitarra), Eugénio Barreiros (teclado e vozes), Pedro Barreiros (baixo), José Nogueira (saxofone e sopros), Álvaro Marques (bateria), Luís Portugal (voz principal) e Carlos Vélez (guitarra).
Em 1980 estreiam-se com o albúm ‘Estamos Aí’, totalmente em inglês.
Na onda do ‘boom’ do rock português, aproveitando a revolução musical que acontecia em Portugal no início dos anos 80, os Jafumega decidem cantar em português, lançando o single ‘Dá-me Lume’ que teve bastante sucesso graças ao tema ‘Ribeira’.
Em 1982, os Jafumega saltam para a ribalta da música pop/rock portuguesa quando lançaram o álbum homónimo que inclui temas como “Latin’américa”, “Kasbah” e “Nó Cégo”. Algumas das letras eram da autoria de Carlos Tê. O álbum foi bem recebido pelo público e crítica e nesse ano tocam em Vilar de Mouros.
Em 1983 editaram o álbum Recados, com temas como “Romaria” e “La Dolce Vita”. Nesta data a banda suspende a actividade prometendo novos projectos que não se chegaram a concretizar, seguindo projectos a solo.
Em 2013, 30 anos depois, os membros originais regressam como banda e até hoje actuam com regularidade em vários espectáculos pelo país, nomeadamente em 2019 no Festival ‘Sol da Caparica’
A baixo os videoclipes das músicas ‘Latin’américa’, ‘La Dolce Vita’, ‘Ribeira’ e ‘Nó Cego’