FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

Adriana Lua no palco do Teatro Capitólio a 29 de Junho

Adriana Lua no palco do Teatro Capitólio a 29 de Junho

|

Com uma presença impactante, Adriana Lua é vibrante, é ritmo, é paixão e a sua musicalidade abrangente, sem receio da experimentação e de explorar novos estilos musicais.

Com as suas raízes intimamente ligadas às sonoridades provenientes da Bahia conjugadas com as novas tendências, Adriana Lua revela-se como uma intérprete de referência e diferenciadora à qual ninguém fica indiferente.

“Na mesa ao lado”, “Só dá você” e “Pára tudo”, são os mais recentes temas de Adriana Lua que marcam um regresso em grande forma ao contacto com o público e que fazem parte do alinhamento musical do concerto, inserido no tour “Pára tudo”, no dia 29 de Junho no Cineteatro Capitólio em Lisboa.

Biografia:

Adriana Lua nasceu no Rio de Janeiro, a 21 de Janeiro de 1980, desde muito cedo mostrou a sua vocação musical e era evidente o seu talento perante a família e amigos. A sua participação em vários concursos musicais foi o primeiro passo para um percurso de sucesso que a levou a abandonar o curso de enfermagem e o colégio militar no Brasil.

Salvador da Bahia “cidade da música” e dos ritmos contagiantes do Axé, sempre foram a sua grande paixão. A sua voz forte e grave, beleza e dança foram qualidades essenciais para entrar na primeira banda, Sambalaê, que durou pouco tempo, pois logo foi convidada a ser a voz de uma das primeiras e grandes bandas de Axê, Bandamel.

Durante 2 anos percorreu todo o Brasil em digressões. Terminando a sua participação após o Carnaval de Fortaleza, cantando para mais de 100 mil pessoas, sendo considerada a melhor banda e vocalista desse ano.

Depois de conquistar as terras de Caetano Veloso foi a vez de Portugal conhecer e deixar-se apaixonar pelas sonoridades e voz de Adriana Lua.

O convite para gravar em Portugal surgiu em 2003 pela Editora Espacial. Este convite foi o culminar de desejos de continuar a sua carreira a solo, juntamente com a vontade de conhecer o país de origem dos seus avós. Chegou, viu e venceu! Adriana Lua reside em Portugal há mais de 20 anos.

Nos anos seguintes, gravou três álbuns. Em 2004 é editado ‘Adriana’. Um disco onde mostra a sua personalidade e a experiência dos trios eléctricos. Em 2005 saiu o disco ‘Adriana II’. Um álbum que continua a mostrar o seu poder vocal. No ano de 2007 Adriana Lua editou ‘Lua’ onde continua a mostrar o talento da menina que queria ser enfermeira e, que de repente, seguiu o que gostava, a Música.

Em 2010 lançou ‘Adriana Lua’ um álbum com 13 canções que transmitem os ritmos da música brasileira, em particular o Axé, numa fusão que nos conduz pelos sons afro/brasileiros tornando este álbum uma fonte inspiradora e exploradora de ritmos como a Kizomba e o Axé e com sons de Salsa e o ritmado Merengue. Neste cd destacamos os temas “Só quero teu beijo”, “Lado errado”, “Se você quer me amar” ou “Meu querubim” e um medley, com um mix de 3 temas que recupera para o presente as tendências que marcaram o início dos anos 90, a Lambada.

Em 2012 é editado o trabalho ao vivo, ‘Adriana Lua ao vivo’, onde estão incluídos: “Mania de querer” e “Já me acostumei” ou o grande êxito “Só quero o teu beijo” sem deixar esquecer, os Medleys Lambada “Tic tic, tac”, “Chorando se foi” e “Dançando lambada”, medley de Pagode e Kizomba.

Com esta edição em formato cd/dvd podemos observar a Adriana em palco, explosiva, impulsiva, radiante e contagiante, apresentando uma fusão de ritmos, numa profusão de cor e alegria. Nesta edição para além dos êxitos podemos ouvir dois inéditos, como é o caso de “Amor sem limites” e “Vem que eu quero-te amar (kuduro)”. Esta canção resultou num dos maiores hits do verão, registando recordes constantes no Top 10 de vendas digitais.

Em 2013 edita o trabalho, intitulado ‘Sem você’. Os primeiros singles extraídos são “A festa começou” e “Sem você”, deixam o público sem fôlego, pelas coreografias e interpretações da cantora. Em outubro de 2014 lança o single, ‘O Movimento’. O percurso de Adriana não parou e foi convidada para vários eventos entre eles, a primeira edição do Zumba Fitness Party, que se realizou no dia 25 de Outubro no Meo Arena.

Em 2015, foi um ano de grandes desafios para a cantora. No dia 9 de Maio actuou no Coliseu do Porto. Um espectáculo memorável e muito diversificado, onde a cantora mostra e exprime 3 fases da lua, as fases da infância, da adolescência e da vida adulta. Conta a sua história! Este evento é lançado em cd/dvd em 2016.

Ainda em 2015 a artista edita o álbum ‘Movimento’ que mostrou em 2016 na tournée Carpe Diem que passou por Portugal e comunidades portuguesas no estrangeiro.

No dia 29 de Julho de 2017 a Adriana Lua fez a primeira parte do concerto de Ivete Sangalo, no Meo Arena. Foi um espectáculo inesquecível! Um momento único com muita luz, muita dança e efeitos cénicos. A cantora continuou o seu trabalho com a promoção dos seus novos singles “Lágrima das Inimigas” e “Pago pra ver”. Um tema com influências de R&B and Soul que a cantora levou ao mundo.

Em novembro de 2019 revela um novo álbum, ‘Mulheres’. O primeiro álbum dedicado à MPB, uma homenagem a cantoras brasileiras que interpretam grandes clássicos. Canções que retratam as emoções, histórias, paixões, o sentir e o ser Mulher.

Adriana quis homenagear Alcione, Marisa Monte, Elba Ramalho, Rita Lee, Maria Bethânia ou Elis Regina partilhando músicas que são marcos da cultura brasileira. A orquestração está a cargo da direcção musical de Valter Rolo e Lino Vieira. Os primeiros singles que foram apresentados foram “Olhos nos olhos”, “Mania de você”, “Quem de nós dois”, “Chuva de prata”, “De volta para o meu aconchego”. Neste ano Adriana Lua apresenta ao vivo o cd ‘Mulheres’ no Casino da Póvoa de Varzim.

Com a chegada da pandemia covid-19, (2020), a promoção e os concertos foram cancelados, entrámos em confinamento e a cultura foi a primeira a parar. No final de 2021 Adriana Lua lançou um novo single “A Loba” para mostrar mais um pouco do seu disco ‘Mulheres’.

O ano de 2022 é o regresso aos palcos com uma agenda recheada de concertos que ansiava desde 2020 e, também, às gravações de novos temas. Em junho é lançado o novo single ‘Fricote’. Uma fusão de sonoridades à qual Adriana Lua dá toda a sua energia e voz, ao tema original de 1985 de Luíz Caldas e Paulinho Camafeu, que ficou conhecido como sendo o percursor dos ritmos do Axê e que revolucionou a música na Bahia. A gravação do videoclipe foi arrojada e mostra uma ambiência entre o exotismo de terras africanas e o calor e sensualidade do Brasil.

Adriana Lua regressa em 2023 com dois novos temas. No dia 15 de Setembro lança ‘Na mesa ao lado’ e no dia 22 de set. edita ‘Só dá você’. Duas novas canções, com um ambiente sonoro marcadamente sertanejo, recebendo as influências de ritmos como o funk e a pop. No single “Na mesa ao lado” revela uma história de traição e superação, mas que ainda deixou marcas profundas.

Um enredo de desejo e um plano de retaliação, que no final não segue em frente. “Na mesa ao lado” é o primeiro tema de Adriana Lua a ser apresentado numa nova temporada musical que irá trazer ainda muitas novidades.

Com as suas raízes intimamente ligadas às sonoridades provenientes da Bahia conjugadas com as novas tendências, Adriana Lua revela-se como uma intérprete de referência e diferenciadora à qual ninguém fica indiferente. “Só dá você” conta-nos que nos assuntos do coração tudo está em permanente mudança. Em novembro lançou o tema ‘Pára tudo’, uma fortíssima balada romântica e já está a preparar os concertos para apresentar os novos temas ao vivo. No dia 19 de abril vai actuar no Coliseu de Lisboa com Gil Semedo. Arranca com o Tour ‘Pára Tudo’ a 29 de Junho no Cine teatro Capitólio.

Anterior

Calema esgotam duas datas na MEO Arena

Completando 50 anos, o Autódromo de Goiânia é a casa da Copa Truck

Seguinte